Seria como eu dizer que alguém tem LEPRA, essa palavra tem um peso histórico (bíblico) muito negativo também, mas se eu tratá-la como HANSENÍASE fica ameno e muitos nem saberão do que se trata.
A questão é simples, o ESTADO banca a mídia e faz o FAVELADO ter orgulho da COMUNIDADE (lugar bom e agradável, só que não) e aceitar aquelas condições (muitas vezes subumana) de falta total de infraestrutura, assim o FAVELADO passa a ter orgulho da "QUEBRADA" da "COMUNIDADE" e o ESTADO se isenta da responsabilidade de urbanizar as favelas, vendendo a ideia que lá e maravilhoso.
É tão bizarro que tiveram a capacidade de instalar TELEFÉRICO em algumas favelas, morro Alemão e Providência no Rio de Janeiro.
Tem que ter orgulho sim, dos valores que aprendemos nela, a favela sempre foi absurdamente mais humana que os outros bairros, orgulho dos infinitos exemplos de superação e dignidade, honra e caráter, dos mais velhos, muitos tem uma história ilibada que foram e são nossos referentes. Agora, orgulho do lugar físico jamais, o ESTADO tem o dever de prover moradia digna (no sentido de infraestrutura).
A vida é diferente da ponte pra cá! Favela, todo meu respeito por ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário