quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Algoz - Paulo Mathias

Amarrado e amordaçado, meus olhos estão vendados.
Ouço os passos do meu opressor.
Lentamente aproxima se.
Parece que estuda como me fará maior mal.
Sem pressa, prepara-se.
Minha maior pergunta é como fui capturado?
Não lembro, não sei!
Se sei, pareço esquecer.
Recordações desencontradas vem à tona.
Estou entorpecido? Será?
Não pode ser! Justo eu!
Não acredito...
Suavemente o primeiro golpe é desferido.
A mordaça é retirada.
Sinto o aço cortante... Deus do céu sangue...
A dor é abafada por meus gritos de clemência
O algoz parece divertir se.
Não o vejo...
Interessa negociar minha vida?
De repente o conheço!
Percebo seu riso sarcástico.
Sem palavra alguma, o algoz retira se.
Foi embora? Atendeu meus pedidos?
Estou salvo?
Adormeço...
Perco a noção do tempo
Quantas horas? Quantos dias estou aqui?
Nada se desvenda, meu desespero aumenta.
Brinde?  Meus sentidos estão embaralhados.
Uma voz percorre meus ouvidos.
Melhorou? Está bem?
Parece familiar, mas ainda não sei quem poderia ser.
Ouvindo aquele som complacente, acreditei estar melhor
Respondi:
Sim, agora acredito estar...
Gargalhadas aos montes...
Nesse momento sinto um, dois, três, quatro golpes com violência.
Minhas pernas tremem, meu corpo dobra se diante de tamanha brutalidade.
 O êxtase do algoz enche o ambiente.
 Mas ainda posso falar!

Por que estou sofrendo isso, repito de maneira ensandecida
Por quê?
Por quê?
A resposta oferecida foi simples:
 --- A vida é feita de escolhas, e minha escolha é essa!
O algoz afirma ter escolhido me fazer sofrer!
Mas por quê?
Eu sei que não mereço!
As palavras frias revelam que o maior mandamento do algoz é:
“ama a si mesmo, acima de tudo”
Despreze os outros!

Juro que não podia entender.

Minha venda é retirada.
Meus olhos se abrem com dificuldade.
Um vulto, uma silhueta conhecida.
Quem é?
O algoz aproxima se...
Nãoooooooo, Nãoooooooo !
Você não!
Todos no mundo menos você.
Como acreditar?
Com requintes de crueldade o algoz fita me.
Terror...
Agora são olhos nos olhos.
Os mesmos que há tempos atrás, olhavam-me com carinho.
Como entender?
Pergunto por nossa amizade.
Meu algoz tem a delicadeza de explicar...
Com calma, mostra-me o que eu tentava não enxergar.
Declara que tem como amigos meus inimigos.
Deixa claro que os sentimentos são mutáveis...

Ainda acho complicado entender tudo isso!

Supliquei

--- Pai não afasta de mim esse cálice!
Preciso beber, preciso sentir o gosto amargo!
Talvez eu acorde de um sonho...
Não pode ser quem comigo vivia!

Meu corpo já não resiste...
Os ferimentos são diversos,
Racionalmente falando
“Não deu, não dava, não daria de jeito nenhum”,

Resta-me o golpe de misericórdia, e antes de ferir-me,
Ele pede que eu entenda!
Mostra se obtuso e cheio de razões.
A vaidade e a soberba brilham em seu rosto.

Nesse momento as sensações são diversas e confusas.
Não darei ao meu algoz,
O gosto de ver ódio em meu rosto.
Meus sentimentos de amor e amizade sempre tão presentes, irão comigo!
Como troféu de guerra.  !
Recebo o ultimo golpe...
A força com que é desferido é tremenda.
Ele vem de uma vez e corta os cordões sentimentais.
Destrói meu peito, e expõe meu coração.
Que bate por mais alguns segundos

De repente
O coração para...
Sinto-me leve...
Descubro que até em meu ultimo suspiro,
Morri aprendendo,
Sendo levado não sei como,
Nem por qual caminho.

Aprendo que o golpe de misericórdia,
È um instrumento libertador.
Liberto estou!
Não me sinto sofredor,
E sei que de hoje em diante,
Mesmo sem saber onde estou,
Não vivo mais por quem não entende o amor!

6 comentários:

  1. Paulo Mathias é meu professor e sempre será, pois nesses assuntos de coração não tem ninguém com o curso de vida igual ao dele.

    ResponderExcluir
  2. E tem mais, ninguém mais certo de falar de sentimento que o Mathias e ninguém mais certo de acolher essas palavras, que outro maestro do sentimento, o Sandrinho. Continuo cada dia mais sendo fã dos dois.

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente maravilhoso!
    Como vc escreve bem amigo!
    Adoro vc! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Paulo Mathias, meu mestre!
    Um ser humamo que faz jus ao que é ser humano.
    Sensibilidade pura, raridade nos humanos de hoje.
    Entende perfeitamente ao que é a missão de vir neste mundo: aprender e deixar seu legado.
    Só tenho a agradecer por ser seu AMIGO, e ser seu aluno.
    Abraço!

    Jorgera

    ResponderExcluir
  5. Coisa linda hem Matias , esse é o meu Professor ..


    Abraços Guerreiro ..


    Tiago Borges

    ResponderExcluir

Marcadores