sexta-feira, 20 de maio de 2011

Minha crença - Alessandro Brito

Acabo de assistir uma pregação (não sei se este é o termo correto) de um pastor da igreja Bola de neve que está no dvd "Livres - Juliano Son - Pra que os outros possam viver" que veio parar em minhas mãos através de uma pessoa muito amada, que eu não via há anos, mas que nas voltas que a vida dá...

Para qualquer um que realmente me conheça, chega ser irônico eu começar dizendo que "acabo de assistir uma pregação", logo eu que tenho aversão a estas coisas, mas não pense que é sacanagem minha não, pois não é!

A mensagem enfatizava  que devemos amar a "Deus" e não ao dinheiro, que não podemos servir dois deuses ao mesmo tempo (citou um capítulo da bíblia)... O orador enfatizava o quanto a globalização agunçou nossos sentidos para o consumismo, e o quanto isso reflete em nosso comportamento, em nossos ideais... Enfatizava como estamos obcecados pelo poder e principalmente como nós como "seres humanos" na condição de egoístas que somos, deixamos de olhar para o próximo e de praticar o amor aos nossos "irmãos"... que deveríamos refletir a respeito dessas coisas...
Por fim citou estatísticas da ONU para comparar a vida de pessoas miseráveis com a nossa vida medíocre, nos fazendo refletir a respeito de quem realmente é rico ou pobre...

Que ironia para mim tudo isso...

Eu que comecei frequentando (obrigado)  a macumba, pois quando criança meus pais iam no terreiro, e com 4 anos não temos muita autonomia para ficar em casa sozinho comendo uma pizza...
Em seguida comecei minha busca, acreditem, fazia parte do grupo de jovens da Igreja Universal.
Ia sempre com uma vizinha amiga da minha mãe... Não me adaptei rs...
Tempos depois passei a receber aulas em casa com uma srta testemunha de Jeová. Desde menino sempre fui intenso em tudo que fazia e sentia, e é assim até hoje! rs. Pois bem, passei a frequentar o Salão do Reino todas as terças e quintas (duas décadas depois fui morar, literalmente, em frente a este mesmo salão que está lá até hoje) também não me adaptei havia umas regras muito estranhas pra mim...rs
Uum tantinho maior passei a frequentar a assembleia com minha vó, essa sim é um anjo lindo! As vezes eu me pego cantando um hino que ela cantava todos os dias pra mim com aquela voz de lavadeira:

"Foi na cruz, foi na cruz
Onde um dia eu vi
Meus pecados castigados em Jesus
Foi ali, pela fé, que meus olhos abri
E agora me alegro em Sua luz"...

Lembro que nesta época uma outra vizinha me levou pra passar um ano novo em uma igreja também evangélica... minha nossa o que foi aquilo...
Também não me adaptei, era muito barulho pros meus pobres ouvidos...

Meu pai (nordestino da muléstia) dizia que eu tinha que me batizar, por que eu já tinha meus 17 anos e se eu morresse não poderia herdar o reino de Deus, pois ainda era um pagão! Não entendia essa necessidade mas meu irmão Rogério também se propôs a fazer a crisma (embora ele já fosse batizado) topei fácil...

Claro que cheguei atrasado no primeiro dia de crisma, naquela sala abençoada, e lotada rs, conheci minha primeira namorada... Isso foi maravilhoso, e tenso ao mesmo tempo, acho que ali comecei a entender porque diziam que "amor e ódio" caminham lado a lado... =[

Na época, 1997 eu e o Rogério tínhamos uma jog (scooter) idêntica, e fazíamos quase tudo juntos rs, como é até hoje, (inclusive, estávamos junto  está madrugada comemorando a promoção dele para gerente na empresa onde trabalha shaushaushaushas) e confesso que no início só topei porque ele também ia todos os sábados comigo, mas depois que entrou a primeira namoradinha as coisas mudaram um pouco, normal né!?
Pois bem, encontrava a namoradinha na crisma e depois íamos ao shopping passar o resto da tarde, a mãe dela ia buscá-la eu pegava minha "joguinha" rs e dava aquela buzinadinha marota pra sogrinha e ia todo orgulhoso pra casa! Um dia fui no aniversário dela, meu tio me levou porque eu não podia sair a noite com a joguinha, e logo me ligou dizendo que ia me buscar, a namoradinha pediu pra que a mãe dela me levasse, dispensei meu tio e fiquei... A se eu soubesse...
Quando a mãe dela as 02:30 da matina me deixou na favela, a mulher quase teve um "treco", aí já saquei, caí! rs
Não deu outra, com dois dias a namoradinha me ligou dizendo que a mãe dela não queria mais que a gente namorasse porque ela estava indo mau na escola e tal... Aí falei:
"Namoradinha" eu sei que não é isso, ela não quer porque eu moro na favela não é isso?
Ela, lindinha que era falou:
-É! =[ ... Mas eu não me importo vamos namorar escondido, quero ficar com você... (fiquei com o ego ferido pela mãe, mas todo cheio por estes dizeres dela rs).
Olha, não sou moleque pra namorar escondido (hahaha 17 anos metendo essa... sou ou não sou um paraibinha da moléstia também?)
Dias depois liguei na casa dela, a "ex-namoradinha" atende, eu digo que quero falar com a mãe dela, ela então passa o telefone:
Eu tremendo rs, mas cheio de razão falo de prima:
- Olha fulana (ainda lembro o nome da infeliz) sei que não quer que eu namore sua filha só porque eu moro na favela... (aí se isso fosse crime na época rs)
- Que isso Alessandro (eu mesmo rs) você são muito novos, se vocês se amarem realmente como se amam, quando tiverem terminado a faculdade, com certeza ficarão juntos... O amor é como uma plantinha, tem que ser regado todos os dias... Meu que velha filha da mãe! rsrsrs
Nunca mais tive notícias...
Foi então que comecei a perceber onde estava me metendo, convivendo com esses ditos "seres humanos", aquilo parecia perigoso rs.

Óbvio que deixei de ir na crisma, não me batizei... Mas pelo menos fui na formatura do Rogério rs, e ainda tive a pachorra de ir cumprimentar as duas... Ela estava linda! rs

A partir da crisma passei a frequentar o grupo de jovens da igreja também católica da matriz.. Eu e quem? Claro que eu e o Rogério rs... Depois de quase um ano, desencanei... Dei de braços com a boemia, e na noite cada vez mais pude perceber com essa tal raça de "seres humanos" é perigosa... rs

Anos depois, me batizei, na "única igreja verdadeira na face da terra" eita! A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias... Ali sim foi incrível, sem gritaria, sem sacolinhas, fiz bons amigos que também me acompanham até hoje... Falando sério, tive grandes lições por lá!
Decidi ir pra missão (depois de uma pequena pressão de toda a igreja obviamente)... A missão consiste em dedicar 2 anos da sua vida em prol do seu crescimento espiritual (e da igreja de tabela)... Pois bem, era necessário estar casto por no mínimo 6 meses para poder entrar no templo da igreja... Fiquei 8 meses shaushausahu... Meu chamado chegou, eu iria dedicar 2 anos de minha vida em "Santa Maria"... Resumo das regras:
Não poderia andar só... são 2 anos sempre com um companheiro ao lado
2 anos sem dar um beijinho sequer no rosto de uma mulher (para evitar a tentação)
A igreja aluga uma casa ou ap (na maioria das vezes para 2 duplas)
Cada um recebe o mínimo de dinheiro para passar o mês (menos que um salário mínimo pra cada, na época) Esse dinheiro teria que pagar, água, luz, comprar desejum e a janta, o almoço é na casa dos membros... E mais uma séria de coisas...
Pois bem, precisava de uma assinatura apenas para poder ingressar na missão... Fui fazer essa última entrevista com o manda-chuva (presidente da estaca - na região é o membro "mais respeitado") me fez algumas perguntas e me deu o aval!
Saí da sala decidido! rs Não vou mais! hahahahahaha
Ora, quem era aquele iníquo para me julgar? Como poderia a igreja ser verdadeira tendo como Presidente de estaca um pilantra, embora eu não soubesse porque rs. Mas via nos olhos dele a maldade ... E foi isso que disse para os que perguntavam porque eu não iria mais pra missão! Imaginem se fui ou não julgado na casa de Deus...rs
Obviamente, rs deixei de ir pra igreja...
Até então, sem problemas, porque igreja não ia me faltar pra eu conhecer e me encontrar... Um dia fui ao samba na casa verde, e de frente pro samba tinha uma igreja:
"IGREJA PRESBITERIANA DO MINISTÉRIO DA PARAÍBA" confesso, me senti em casa, tinha ou não tinha opções? rs.
E assim acabou minha saga com as igrejas.

O que pegou mesmo foi quando fui morar na Paraíba...
Morava em Campina Grande, embora sempre estivesse em João pessoa. Era tudo muito lindo, muito belo, não fazia jus as canções de lamento do meu querido Luiz Gonzaga... (totalmente relevante na minha vida).
Aí foi onde a porca torceu o rabo... Inventei de me embrenhar na caatinga e no cerrado...
Não conseguiria expressar a dor que senti, quando vi as condições que aquele povo vive, ops, sobrevive... Se um dia eu pensei ter sofrido na vida, regozijei-me, pois não tenho ideia do que seja sofrimento...
A coisa mais linda do mundo pra mim, é uma criança... Não quis aceitar que aquilo que eu via não era um quadro, mas a bruta realidade... Quanto mais eu me embrenhava, mais eu conhecia, mais atormentado eu ficava!
Como poderia existir um "Deus"  de amor e blá blá blá como o que eu havia "conhecido"? (nossa mente é fantástica).
O magnânimo dono de toda a glória e senhor do "Perdão" todo onipotência permitiria aquilo acontecer? Comigo tudo bem, mas com aquelas crianças?????? Tinha algo errado... = [

É fácil pra qualquer um defender que é o plano dele... Nunca viu ninguém sofrer daquela maneira não é mesmo? E se um dia viu, fingiu que não era um problema seu...

É fácil qualquer um comentar que sou um "homem de pouca fé" ou que não tenho fé...
Mas quantas vezes esta pessoa que me julga passou fome? (eu já).
Quantas vezes abriu seu guarda roupa e deu sua melhor Blusa pra alguém vestir?
Quantas vezes deu seu melhor cobertor pra alguém se aquecer?
Me diga, quantas vezes deu um abraço em um mendigo? Você já abraçou um e parou pra conversar com ele levando uma palavra de esperança?

Poxa, mas você pratica a caridade não é filho de Deus!? Que alma nobre, você doou e doa aquela blusa que não usa mais, aquela que não tem coragem de colocar e sair com sua gatinha ou gatinho...
Doa aquele cobertor que cheira a mofo que nem você quer usar...
Doa 5 reais ou 10 reais pra um descamisado se alimentar (mais com a certeza que ele vai consumir drogas), mas nunca comprou uma cesta básica pra ninguém, nem pra sua própria família, se fez, quantas vezes fez?... rs...
Mas um churrasco com certeza já deu pros amigos né? Claro, que tonto eu, são seus amigos, eles merecem... O outros é problema do governo, não seu... é entendo... Mas o que mais me deixa louco é que ainda sai com a "consciência tranquila" enganado a si mesmo que fez uma boa ação. Pura hipocrisia...

Poderia citar aqui 2.000 exemplos de falso moralismo, mas não quero entrar nesses méritos... citei estes apenas pra não ter comentários de falsos moralistas por aqui!



Hoje sou agnóstico, acredito em Deus! Mas um que não tem a hipocrisia e a demagogia da religião e suas doutrinas, nem livros...
A doutrina do Deus que acredito é simples: "Ame teu irmão e seja honesto consigo em primeiro lugar!



"O problema não é um Deus que não existe, mas a religião que O proclama!" José Saramago.

4 comentários:

  1. O termo "agnóstico" em si já é usado erroneamente por muitos...E pra mim o que fica claro, (q também é a parte que concordo, é a de que "Deus" (seja lá de que forma acredita-se nele) está muito distante de tudo o que o ser humano proclama como religião...pra mim são duas coisas muito distintas...mas a discussão é longa...na verdade, li esta semana uma frase do Millôr que cabe: "Se Deus existe, deve morrer de rir quando ouve que o homem foi feito a sua imagem e semelhança." : )

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso, nem todo mundo tem coragem de ir contra as igrejas. Hipocrisia da sociedade, como tantas outras.
    Quem é Deus? Como ele é? Onde está? Complicado pra mim definir
    Parabéns,como sempre, você arrasa!!!
    Escreva um livro, serei a primeira a colaborar com o sucesso dele!!!
    Saudades, beijos
    Sol

    ResponderExcluir

Marcadores