terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Limiar - Publicada por Bizarro em 4/30/2007

O Limiar

Limiar por definição significa começo. Tudo na vida tem um limiar a partir do qual o sentido muda, a partir do qual um sentimento deixa de ser para que um novo sentimento comece, a partir do qual um conceito dá lugar a outro.

O grau de satisfação de alguém tem um limiar a partir do qual a satisfação dá lugar ao marasmo, e por repetição de satisfação esta mesma satisfação transforma-se em náusea de satisfação e passa a dar lugar à antítese de satisfação. O amor tem um limiar a partir do qual acaba o amor e começa a obsessão. O prazer tem um limiar a partir do qual se transforma em dor, a saudade tem um limiar a partir do qual se transforma em presença, alguém pode sentir tanta saudade que esta saudade já não corresponde à ausência de alguém, mas a uma presença tão forte que a saudade dá lugar a uma existência metafísica.

Podia continuar a dissertar sobre como os limiares estão presentes em tudo o que fazemos, tudo o que escolhemos, e tudo o que somos, a forma como condicionam todos os nossos passos, e como decidimos o que é mais importante, e o que é mais correcto. Para mudar completamente a personalidade de alguém e a forma como faz as suas escolhas, basta mudar os seus limiares. Para que um preguiçoso dê lugar a um trabalhador compulsivo basta mudar o seu limiar de trabalho suficiente, um preguiçoso é preguiçoso porque o seu limiar de suficiência é muito baixo em relação à sociedade que o classifica de preguiçoso, mas se mudarmos o limiar de trabalho da sociedade, este individuo claramente deixa de ser preguiçoso. É fantástico o poder que uma definição tão simples possui. Um louco pode ser classificado como tal, apenas porque as suas acções transcendem o limiar de normal, mas mudando este limiar, as designações podiam facilmente inverter.

Uma criança deixa de ser criança quando ultrapassa o limiar de puerilidade, um corpo deixa de ser jovem e passa a velho quando ultrapassa um limiar. Tudo muda com a passagem de um limiar. A persistência deixa de ser persistência, a partir de um certo limiar e dá lugar à teimosia e obstinação, tudo muda com a passagem de um limiar. O que define um ser é a sua posição em relação a uma marca delimitadora, a um limiar.

O importante são os limiares que escolhemos para nós, os limiares que existem à nossa volta, e o limiar a partir do qual os limiares que definimos para nós são menos importantes que os limiares que definiram para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores