segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Chassis - Você sabia?

Como é possível descobrir o modelo de um veículo sem vê-lo pessoalmente? Lendo o número do chassis. Aprenda.


30 DE MAIO DE 2015 POR PEDRO H. L. GUERRA10 COMENTÁRIOS EM COMO É POSSÍVEL DESCOBRIR O MODELO DE UM VEÍCULO SEM VÊ-LO PESSOALMENTE? LENDO O NÚMERO DO CHASSIS. APRENDA.DOCUMENTAÇÃO

leitura número chassi
chassi
Mesmo entre os amantes de veículos, poucos sabem o que está contido no número dos chassis. Você sabia que podemos descobrir muitas informações sobre o veículo em questão. Sobre o código da imagem acima, eu sei que ele é um:

Volkswagen GOLF, ano 1999, fabricado pela filial brasileira em São José dos Pinhais. Foi feito na plataforma 34X, tem motor 2.0 de 8 válvulas e airbag duplo e foi a unidade de número 60831 produzida na unidade paranaense da VW Brasil.

Você sabia que dava para saber tanto sobre um carro somente lendo o número dos chassis? Não? Surpreendente! A apostila no rodapé do post contém todos os dados quem compõem o número de chassis. Agora vou detalhar cada dígito do código:

9 – Região geográfica de fabricação – neste caso, representa a região que contém Brasil, Chile e Colômbia. Este carro foi fabricado no Brasil

BW – Código do fabricante e região – diz qual a empresa que produziu o veículo – BW representa a Volkswagen do Brasil Ltda.

H – Carroceria/Plataforma – indica em qual plataforma o veículo foi construído – H indica a plataforma 34X, na qual a Volkswagen faz o Bora, Golf, Cordoba, Touran, etc. O modelo em questão será especificado na sétima e oitava posições.

E – Motorização – especifica o motor aplicado neste veículo. Cada montadora tem seu código. – Na linha VW de 1999, o código E representa o motor 2.0 MI 8 válvulas de 116 cv.

2 – Equipamentos de segurança – detalha com quais equipamentos de segurança o veículo está equipado. – 2 significa que este veículo possui airbag duplo.

1J – Modelo do veículo – cada montadora define o código para cada variante que produz. – O 1J é o Volkswagen Golf.

X – Ano modelo do veículo – esta numeração contém o ano modelo do veículo, o qual difere do ano de fabricação – a letra X representa o ano modelo 1999.

2 – Dígito verificador – este dígito serve para evitar falsificações. É obtido por uma fórmula de soma e divisão dos dígitos anteriores, a qual está detalhada na apostila anexa.

4 – Local de fabricação – diz em qual fábrica o veículo foi produzido. Cada montadora possui o código de suas fábricas – 4 representa a fábrica da VW Brasil em São José dos Pinhais.

060831 – número de série – número sequencial que identifica o veículo individualmente. Com ele, o fabricante pode obter todas as informações sobre o veículo. É o RG do carro. Esta sequência é utilizada para chamar consumidores para recalls e é possível saber até o dia, hora, componentes, acabamento e até os funcionários envolvidos em sua produção.

A apostila anexa, utilizada por profissionais de perícia automotiva, contém o método de leitura de um número de chassis:

APOSTILA VINTECH_2012_13_07_2014

É possível saber muito mais sobre um veículo, e existem muitas outras numerações importantes, como o número do motor e do Renavam, os quais serão objetos de outros posts. Mais uma curiosidade revelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores