quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

"O Pequeno Príncipe" - Capítulo X

Porque o rei fazia questão fechada que sua autoridade fosse respeitada. Não tolerava desobediência. Era um monarca absoluto. Mas, como era muito bom, dava ordens razoáveis.
« Se eu ordenasse, costumava dizer, que um general se transformasse em gaivota, e o general não me obedecesse, a culpa não seria do general, seria minha ».
- Posso sentar-me ? Interrogou timidamente o príncipezinho.
- Eu te ordeno que te sentes, respondeu-lhe o rei, que puxou majestosamente um pedaço do manto de arminho.
Mas o príncipezinho se espantava. O planeta era minúsculo. Sobre quem reinava o rei ?

- Majestade... Eu vos peço perdão de ousar interrogar-vos...
- Eu te ordeno que me interrogues, apressou-se o rei a declarar.
- Majestade... Sobre quem é que reinas ?
- Sobre tudo, respondeu o rei, com uma grande simplicidade.
- Sobre tudo ?
O rei, com um gesto discreto, designou seu planeta, os outros, e também às estrelas.
- Sobre tudo isso ?
- Sobre tudo isso... Respondeu o rei.
Pois ele não era apenas um monarca absoluto, era também um monarca universal.
- E as estrelas vos obedecem ?
- Sem dúvida, disse o rei. Obedecem prontamente. Eu não tolero indisciplina.
Tal poder maravilhou o príncipezinho. Se ele fosse detentor do mesmo, teria podido assistir, não a quarenta e quatro, mas a setenta e dois, ou mesmo a cem, ou mesmo a duzentos pores de sol no mesmo dia, sem precisar sequer afastar a cadeira! E como se sentisse um pouco triste à lembrança do seu pequeno planeta abandonado, ousou solicitar do rei uma graça :
- Eu desejava ver um pôr de sol... Fazei-me esse favor. Ordenai ao sol que se ponha...
- Se eu ordenasse a meu general voar de uma flor a outra como borboleta, ou escrever uma tragédia, ou transformar-se em gaivota, e o general não executasse a ordem recebida, quem - ele ou eu - estaria errado ?
- Vós, respondeu com firmeza o príncipezinho.
- Exato. É preciso exigir de cada um, o que cada um pode dar, replicou o rei. A autoridade repousa sobre a razão.

5 comentários:

  1. que livro de bosta.quem fez essa merda???

    ResponderExcluir
  2. A pergunta talvez devesse ser: -Esse texto de merda e esse livro de merda me levou a alguma reflexão? (Provavelmente não, se tivesse levado não teria feito tal comentário)
    Não precisa concordar, mas para criticar é imprescindível entender. #ficadica

    Acho que Nietzsche estava em uma situação semelhante quando disse: "E os que dançavam foram considerados loucos por aqueles que não ouviam a música"

    #preguiçaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. os cara discutindo sobre reflexão em ves de falar de sexo

    ResponderExcluir
  4. Mas fala disso aí é coisa de geraçao z, a geração do mandrake da FARCS

    ResponderExcluir

Marcadores