sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Consciência - Alessandro Brito

A consciência não passa, apenas, de mais uma forma de alienação. Ela é como a"ética, etiqueta, moral...", só existe porque aceitamos que ela deva existir. Mas se somos seres singulares e cada cabeça é uma sentença, como podemos entrar em um acordo? Visto que cada qual segue seu próprio egocentrismo para denominar as coisas certas e erradas...
Fulano é torcedor do time X e Ciclano torcedor do time Y, ambos tratam do mesmo assunto, futebol, muito embora tenham opiniões totalmente divergentes, Fulano acha o X o melhor, Ciclano acha o Y o melhor, quem minha "consciência" diz estar certo em torcer para seu respectivo time, Fulano ou Ciclano? Acho que ambos tem o direito de escolher certo? Não existe um certo ou errado, certo?

Fulano é casado e tem o hábito de "trair" a esposa, já Ciclano também é casado (inclusive realizaram o casamento no mesmo dia) e nunca traiu a esposa. Muito embora tenham opiniões totalmente divergentes, quem minha "consciência" diz estar certo em seu proceder, Fulano ou Ciclano? Fulano certamente é tido como: Infiel; pérfido; adúltero; traidor ou um grande filho de uma puta!
Falamos do mesmo assunto, eles tem opiniões totalmente divergentes a respeito de "fidelidade", mas desta vez um ou outro é tido como canalha, certo!? Por quê? Só trocamos o assunto, futebol por fidelidade o que mudou, acabou-se o direito?

A consciência, ética, moralidade, nos limita, nos faz agir com falsidade, contra nossos instintos... Nos dá uma falsa sensação de dignidade, tenho minhas dúvidas!

"O pudor é uma das formas mais inteligentes de perversão”... e por isso o sagaz Nelson Rodrigues dizia sabiamente: "O pudor é a mais afrodisíaca das virtudes" ah, danado esse Nelson viu!

Temos a liberdade de escolher... é como na bíblia sagrada, podemos escolher de 0 a 10, muito embora os números sejam infinitos! 
Entendo que argumente ser necessário seguir certas "regras" e "padrões", para que se mantenha a "ordem", afinal vivemos em sociedade, embora seguir "ESSAS" regras não sejam vontade de um todo...
Se pensa assim, eu digo: FALSO MORALISTA! Tudo bem vai, acabo de cometer um crime em julgar, utilizei minha etnocentria para classificar a sua... mas como toda moeda tem dois lados, se julga que eu te julguei, acabastes de me julgar, e com base em quê? Sua etnocentria? A tá, só pra saber e pra constar.

Não quero que o mundo vire uma zona (se é que ainda pode virar mais), não faço apologia a desordem, muito pelo contrário, aí é que está, gosto mesmo do amargo da verdade! Eu não tenho soluções, respostas, tenho apenas perguntas, afinal, quando eu cheguei aqui as coisas já estavam dessa forma... E que maravilha que só cheguei a 28 anos atrás, porque se fosse época da inquisição, certamente estaria queimando na fogueira, ou, a caminho dela... ou se fosse na ditadura, o processo seria um pouco mais lento do que ser cremado vivo...

Espero apenas, que antes de julgar, pense em tudo que o pudor lhe limitou a fazer... E se não tem esse peso, que respeite aqueles que tem, foram mais livres que você, e respeite mais ainda, todos aqueles que fizeram e tiveram coragem de pagar o preço.

Me respeite ou atire a primeira pedra...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores