terça-feira, 28 de junho de 2011

Orpheu - Alessandro Brito

Não sei dizer o que é pior, não sonhar ou não concluir um sonho... Existem muitas teorias a respeito desse assunto, mas, ainda não sei ao certo o que pensar...
Quando não sonho com algo material, normalmente me vejo dependente de outra pessoa para que meu sonho se realize... 

Já aprontei um monte de coisas nessa vida... Lícitas, ilícitas, boas, péssimas... tenho vivido intensamente esses 28 anos e só trago um arrependimento: 
"Ter magoado as moças que foram minhas companheiras e ofereceram seus mundos para me fazer feliz".
É um peso do qual não posso me livrar... o que está feito, está feito e não há como voltar atrás, esse é meu único lamento.
Já tentei me enganar, me vendendo a ideia que muitas vezes magoei por inexperiência, não tinha consciência do mau que estava causando...a bem da verdade é que no fundo eu sabia que magoaria mas mesmo assim, por ouvir só meu ego, eu fiz! Sinto vergonha dessas passagens, mas a vida ensina, e essa lição eu aprendi!

Hoje entendo que para eu realizar meu maior sonho, é necessário que eu seja antes de mais nada sincero comigo e seguir um tom coerente de princípios, os meus princípios.
Tenho duas listas, fatos relevantes e irrelevantes, estes definem o caminho que devo seguir. Entendo que assim posso fazer uma melhor triagem ao tentar reconhecer aquela que tenha os adjetivos que espero para que ela se torne a  mãe dos meus filhos, pois o meu sonho maior é sem dúvida, ser papai!  Penso que não possa haver maior felicidade na minha vida.

Não sei se por vir de um lar nada ortodoxo, sempre tive o desejo de constituir uma família e de fazê-la totalmente diferente de tudo que foi a minha... Nunca perderei meu romantismo, por mais que a vida tenha me negado algumas coisas, se apresente dura ou amarga, seja ao meu ver ingrata em tantos pontos, ainda acredito que o amor seja o contrapeso aos infortúnios que por vezes não estamos preparados para enfrentar... E nele faço todo as minhas apostas, sem medo.

Presentearei ela com flores, sim... direi todos os dias que a amo, tentarei cuidar dela em todos os momentos, em especial naqueles dias em que ela menos merecer, tentarei fazê-la se sentir amada sempre... Cuidarei de suas dores e tentarei afastar seus medos, serei exemplo e progredirei todos os dias para que ela não venha perder sua admiração por mim... Quando estiver gerando uma nova vida, uma vida minha e dela, cantarei todos os dias para nosso filho, para que ele venha ao mundo envolvido em poesia e sinta desde de sempre que o amor está vivo e ele terá a responsabilidade de carregá-lo mundo afora...

Dizem que a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa, e que se mudarmos para a casa do vizinho, certamente nossa antiga grama incrivelmente se tornará mais verdinha... Talvez seja isso mesmo, somos programados para pensar dessa forma, somos instigados a isso... Enquanto falo de grama não vejo muito problema, mas quando passo a falar da mãe dos meu filhos não posso simplesmente aceitar esse pensamento.
Algumas mulheres serão mais bonitas e menos inteligentes, outras serão mais inteligentes porém menos atraentes, outras serão extremamente atraentes mas pouco companheiras, outras se mostrarão companheirissimas mas serão extremamente ciumentas... Não trago a ilusão de uma mulher perfeita, já deu para aprender que o perfeito não existe. 
Mas minha lista de relevantes, me trouxe até aqui... Se tivesse gerado um filho provavelmente me arrependeria, não por que não tenha tido companheiras especias, seria um absurdo, uma estupidez se afirmasse isso, mas em algum momento caíram em minha lista de relevantes... não sou o cúmulo do exigente, pera aí, mas infelizmente foi assim... 
Embora eu ande inseguro... Este é um sonho do qual não desistirei... Quantos aos outros todos, posso reavaliar!
Ele se chamará Orpheu... 




Orpheu, o filho da musa Calíope, era o mais talentoso músico que já viveu. Quando tocava sua lira, os pássaros paravam de voar para escutar e os animais selvagens perdiam o medo. As árvores se curvavam para pegar os sons no vento. Ele ganhou a lira de Apolo; alguns dizem que Apolo era seu pai. Orpheu era casado com Eurídice. Mas Eurídice era tão bonita que atraiu um homem chamado Aristeu. Quando ela recusou suas atenções, ele a perseguiu. Tentando escapar, ela tropeçou em uma serpente que a picou e a matou. Orpheu ficou transtornado de tristeza.
Levando sua lira, foi até o Mundo dos Mortos, para tentar trazê-la de volta. A canção pungente e emocionada de sua lira convenceu o barqueiro, Caronte, a levá-lo vivo pelo Rio Estige. A canção da lira adormeceu Cérbero, o cão de três cabeças que vigiava os portões; seu tom carinhoso aliviou os tormentos dos condenados. Finalmente Orpheu chegou ao trono de Hades. O rei dos mortos ficou irritado ao ver que um vivo tinha entrado em seu domínio, mas a agonia na música de Orpheu o comoveu, e ele chorou lágrimas de ferro. Sua mulher Perséfone, implorou-lhe que atendesse ao pedido de Orpheu. Assim, Hades atendeu seu desejo. Eurídice poderia voltar com Orpheu ao mundo dos vivos. Mas com uma única condição: que ele não olhasse para ela até que ela, outra vez, estivesse à luz do sol.
Orpheu partiu pela trilha íngreme que levava para fora do escuro reino da morte, tocando músicas de alegria e celebração enquanto caminhava, para guiar a sombra de Eurídice de volta à vida. Ele não olhou nenhuma vez para trás, até atingir a luz do sol. Mas então se virou, para se certificar de que Eurídice estava seguindo-o. Por um momento ele a viu, perto da saída do túnel escuro, perto da vida outra vez. Mas enquanto ele olhava, ela se tornou de novo um fino fantasma, seu grito final de amor e pena não mais do que um suspiro na brisa que saía do Mundo dos Mortos. Ele a havia perdido para sempre. Em total desespero, Orpheu se tornou amargo. Recusava-se a olhar para qualquer outra mulher, não querendo se lembrar da perda de sua amada. Furiosas por terem sido desprezadas, um grupo de mulheres selvagens chamadas Mênades caíram sobre ele, frenéticas, e o despedaçaram. Jogaram sua cabeça cortada no Rio Hebrus, e ela flutuou, ainda cantando, - Eurídice! Eurídice!
Chorando, as nove musas reuniram seus pedaços e os enterraram no Monte Olimpo. Dizem que, desde então, os rouxinóis das proximidades cantaram mais docemente do que os outros. Pois Orpheu, na morte, se uniu a sua amada Eurídice. Quanto às Mênades, que tão cruelmente mataram Orpheu, os deuses não lhes concederam a misericórdia da morte. Quando elas bateram os pés na terra, em triunfo, sentiram seus dedos se espicharem e entrarem no solo. Quanto mais tentavam tirá-los, mais profundamente eles se enraizavam. Suas pernas se tornaram madeira pesada, e também seus corpos, até que elas se transformaram em silenciosos carvalhos. E assim permaneceram pelos anos, batidas pelos ventos furiosos que antes se emocionavam ao som da lira de Orpheu, até que por fim seus troncos mortos e vazios caíram ao chão.

5 comentários:

  1. Pessoa ... é veramente difícil, muito difícil olhar para dentro de si , e enxergar as falhas diante de acontecimentos de total grandeza como magoar alguém, ter um filho , quem nessa vida não colocou seu mel prazer seu gozo na frente da vontade de outras pessoas?? quem não tem sonhos? e quantos conseguem realizar?? eu no máximo consegui ser uma atriz coadjuvante não consegui ainda atuar no meu papel principal rsrs mas com certeza o melhor troféu que é ter um filho !!! esse sim eu consegui e isso sim independente da mulher que você escolher pra ser mãe de seus filhos e com certeza quando isto acontecer ela vai ser uma mulher de grande sorte! e isto vai acontecer como acontece com todo mundo ou na grande maioria!( minto na grande maioria acontece como um erro, pq muitos não merecem ser pai e ocorre como um erro) quando você estiver desprovido de busca pela pessoa ideal!

    Marisol Martins

    ResponderExcluir
  2. TODAS SÃO PERFEITAS, TODAS SÃO AS MULHERES DA SUA VIDA, ATÉ O DIA QUE VOCÊ ACORDA DE OVO VIRADO E RESOLVE ACABAR COM TODOS OS SONHOS E PLANOS DESSA LINDA FAMÍLIA. ESSA TAL LISTA TÃO IMPORTANTE NUNCA APARECE NO PRIMEIRO ENCONTRO,NOS PRIMEIROS MESES E PODERIA SIM SER LOGO USADA PQ MINGUÉM MUDA,NÃO PRECISA DE TEMPO PARA VER CERTOS "DEFEITOS". POR ISSO AFIRMO QUE O AMOR É CEGO SÓ ELE MESMO PARA NÃO VER OQ ESTÁ DE ERRADO BEM NA NOSSA CARA.

    ResponderExcluir
  3. Mari... que maravilhaaaa... Se aceitar Orpheu como nome do menino, pode se preparar que to chegando rs.

    ResponderExcluir
  4. Muitas tantas não tem a oportunidade de ser perfeita pra mim, por isso faço a "triagem", é para isso que ela serve... Não enxerga os defeitos apenas aqueles que procuram o que não perderam, não é o meu caso! Malditas regras que vocês teimam em seguir sem nem ao menos parar para pensar o porquê! O amor não é cego, o resto do conjunto da obra é qeu se faz de... Afff
    Mas devo respeitar seus argumentos, embora eu discorde. Percebo que não entendeu do que falei... "Podemos interpretar a poesia pois temos o conhecimento das palavras, mas só entenderá quem a viveu" Alessandro Brito #ficaadica

    ResponderExcluir
  5. Pessoa.. posso até esqueçer " João Pedro " por " Orpheu " ! rsrs

    ResponderExcluir

Marcadores