domingo, 22 de maio de 2011

Tempo de amar - Alessandro Brito

Eu dificilmente trago respostas... a única coisa que posso oferecer são perguntas... Minhas respostas correspondem as minhas verdades e minhas verdades dificilmente serão aceita, pois elas quase sempre conflitarão com a verdade alheia...

"O tolo aprende com os seus erros. Já o sábio aprende com os erros dos outros" (Autor desconhecido).


Se é assim, e acredito que seja, por quê demoras tanto para amar?
Somos extremamente limitados! Intelectualmente quase não progredimos (embora o "ser humano" se ache fantástico com suas "contribuições" para a humanidade, mas se a arrogância não os cegasse, perceberia que o pouco que "cria" é muito inferior ao quanto ele destrói), fisicamente somos um nada, então me pergunto porque esperar para amar? O dia de hoje realmente pode ser o último, não tenho a menor garantia que o "amanhã" chegará! Hoje tenho todas as possibilidades de amar, de demonstrar meu amor, por quê não faço? Por quê êxito? O que ganho evitando o amor?
Aí o amor, sentimento sublime... "sublime para os que sabem ser verdadeiros"... esse sentimento que transforma a nossa vida, que nos renova, nos enche de alegria... que faz de todos os problemas, meras banalidades... sentimento que transforma a espécie humana em criaturas verdadeiramente "humanas" e nos faz assemelhar- se aos animais... É ele quem nos dá a base para conseguirmos respeitar nossas limitações e principalmente as limitações dos nossos "irmãos"...

Somos egocêntricos por natureza ou por coerção, não faz muita diferença, por isso digo que amamos alguém, quando conseguimos sobrepujar nosso ego e respeitar o ego de outrem... Quando isso acontece, passamos a lidar com o que  de mais precioso existe na terra, o tempo. É diferente o tempo de quem ama... Para amar ou odiar, ser feliz ou triste, esperar ou partir, perdoar ou magoar... dependemos diretamente do tempo! Ele chega ser mais especial que o próprio amor, que ironia.

O que tem feito como seu tempo? Se brincas de viver, cuidado! As pessoas que você ama estão esperando por teus carinhos... teus regressos... tuas palavras amiga... teu sorriso... tua verdade! 

A pessoa que mais amo na vida partiu, e eu, por acreditar no amanhã e por pura negligência não tive tempo de lhe dizer pela última vez  o quanto eu o amava! Na verdade tive todo o tempo , mas não soube aproveitá-lo.

Ele, meu amado tio, fez uma viagem... passou 30 dias fora... Antes de ir, sentamos e conversamos... falamos do passado... rememoramos nossas vivências... fizemos planos, grandes planos...  falamos do quanto um era importante para o outro e do quanto nos amávamos... Nos beijamos, nos abraçamos e nos despedimos... "Até a volta Titio"... foram minhas últimas palavras. E ele voltou, era um sábado de julho de 2005... Todos os dias da minha vida eu passava na casa dele, todos! Mas meu trabalho estava me consumindo e não tinha tempo pra nada, uma semana se passou, era outro sábado... Fui trabalhar... enquanto eu estava no batente, ele distribuía todas as coisas de um lojinha que havia montado... Visitou os amigos, os mais queridos, e os presenteou... Era sábado a noite, eu regressava para casa quando me deram a notícia: O João faleceu! Foram 3 tiros no peito e 5 na nuca!
Impossível descrever qualquer sentimento a partir desse momento... 
Uma semana se passou e não nos vimos, nem por telefone nos falamos, nossa que dor. Eu nunca mais poderia tomar sua a benção (como é costume na minha família), nunca mais poderia sentir seu abraço ou ouvir seus conselhos, ouvir sua voz, ver seu sorriso... enfim...
Meu adeus foi em um caixão, e então ele se foi...

Quase 6 anos se passaram, e a dor que sinto só aumenta... é muito difícil. Tem dias que acordo pesando 2 toneladas, nesses dias não vejo cores, tudo fica cinza... Mas é a vida, e é assim que deve ser. Não choro sua morte, faz parte do processo vital, choro sua ausência... Até agora, não consegui encontrar algo que preencha este vazio que parece infinito dentro de mim...


Tudo o que queria era que todos vocês fossem sábios! Que não desperdiçassem seu tempo... que fizessem da minha cicatriz um medalhão, e levassem com vocês todos os dias, todo segundo, todo milésimo para que não se esquecessem:
"Demonstrar às pessoas que as amamos é o mínimo que podemos fazer por nós mesmos". Alessandro Brito
































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores