quarta-feira, 25 de maio de 2011

Meus defeitos - Alessandro Brito

 Andei conversando com uma amiga nesses últimos dias, falei de tudo que estava me angustiando... Ela pacientemente me ouviu, quando me esgotei ela me indicou um novo caminho, o de reconhecer meus defeitos...

Dado momento ela disse:
Puts, to enxergando muitos defeitos meus em você... é fogo!
Sempre cito: "Só quem mexe na terra sabe o cheiro do chão..."  Foi então que percebi que ela realmente estava me entendendo, embora eu não gostasse nenhum pouco daquela visão...

Estou irritado em ver que ainda sou um "juvenil"! Espero ler estes rabiscos no futuro, e perceber uma mudança...

E por falar em futuro, enxerguei o quanto sou ansioso!
Que absurdo, nunca havia me dado conta disso... Sem perceber, eu estava criando um novo "mundo seguro" e me instalando... Essa visão foi perturbadora, logo eu que sempre critiquei os "mundos seguros" alheios...

O egoísmo eu sabia que era um dos meus grandes companheiros, e confesso que labuto com ardor para ser menos etnocentrico, mas quando paro para analisar vejo que já: "Acusei, julguei e dei o indulto..."
E por ser egoísta, pouco consigo avaliar as opiniões diferentes da minha, muito embora me achasse um homem justo. Muitas vezes uma outra pessoa não precisa mudar seu conceito, eu devo entender que ela pode continuar com sua opinião e ao invés de mudar seu conceito ela pode simplesmente acrescentar conhecimento, gosto, ou seja lá o que for...

E como desgraça pouca é besteira, meu egoísmo vem aliado do meu exagero.
Nesse ponto quase me absolvo, pois meu exagero se confunde com minha intensidade de viver. Por amar tanto a vida eu me entrego de corpo e alma as causas que acredito, as minhas filosofias... e por achar que as pessoas no geral não se entregam, tento me fazer de exemplo, e acabo ultrapassando os limites entre o intenso e o exagero... Ao invés de colocar lenha na fogueira e ver o fogo consumi-la, eu acabo colocando urânio, e quase provoco uma explosão, totalmente desnecessário.

E o pior, esse exagero todo me torna verborrágico! As vezes sou pretensioso a ponto de achar que sei escrever, afinal os amigos me envaidecem em alguns momentos, e sem falsa modéstia até gosto de alguns rabiscos, dos textos reflexivos. Quando vou para retórica me perco, falo mais que a "nega do leite", escrevo mais do que deveria, escrevo tudo que sinto... muitas vezes quem ouve/lê não está tão receptivo para minha intensidade (exagerada)...

Enfim, achava que se eu fizesse tudo "direito" respeitando o tempo de cada um as coisas poderiam seguir os caminhos traçados... Mas entendi, que esse pensamento é um disfarce que me encobre, dos meus mais reais desejos... não posso negar!

Sempre fui um excelente vendedor de ideias, mas já não me dá mais prazer fazê-lo. É tempo de me renovar...

Preciso aprender a "lição do silêncio".

A águia possui grande longevidade. Chega a viver 70 anos.
Mas para chegar a esta idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão.
Aos 40 anos ela está com:
As unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta.
O bico alongado e pontiagudo se curva.
Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas dada a grossura das penas, e voar já é tão difícil!
Então, a águia só tem duas alternativas: morrer...
...ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar.
Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo.
Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas.
Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas.
E só após cinco meses sai para o famoso voo de renovação e para viver então mais 30 anos.
Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação.
Para que continuemos a voar um voo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causaram dor. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores