quinta-feira, 7 de abril de 2011

Película - Uma avenida chamada brasil (1989)

Aproveitando "o regime democrático" por ora vigente no país, saímos com nossa câmara/som para constatar as condições de vida dos habitantes das periferias da Av. Brasil. Qual a nossa surpresa ao perceber que nada mudou e que até piorou nestes últimos 24 anos, ao mesmo tempo que percebemos uma maior consciência da parte das pessoas filmadas na utilização desse meio de comunicação para denunciar as diversas aflições que cercam suas vidas.
Constatamos que não se pode construir nada com cacos de gente, sobreviventes desse capitalismo selvagem, onde se trava, no contorno dessa Avenida, uma verdadeira guerra civil.
Em países ditos "avançados", são levados a sério os investimentos na educação, na saúde, na cultura, no direito ao trabalho, etc, ' que são, na verdade, as mínimas e básicas condições para a criação de um país moderno. Sem esses investimentos, maciços, competentes e com continuidade, na formação de uma nova cidadania, aberta, verdadeiramente democrática, informada e até mesmo internacionalista, não poderá haver jamais um projeto nacional.
A quantidade de crianças sem perspectivas, perambulando nos becos das 30 favelas que cercam a Av. Brasil, representa bem o caos em que se encontra a nação brasileira.
O "ganho" do assalto é maior e mais fácil que a possibilidade do trabalho; o exemplo dos pais, trabalhadores que vivem nas favelas com salários que mal dão para o sustento de suas famílias, é, a meu ver, o maior desincentivo para que essas crianças procurem algo mais sério que a profissão "de vapor ou pivete",
As associações de moradores, muitas delas anteriores ao Governo Militar, são a única possibilidade de redenção; cortejadas pelos políticos em época de eleição e logo depois esquecidas, seus dirigentes ralam nos corredores oficiais em busca de água, esgoto, saneamento básico, postos de saúde, creches, lazer cultural, escolas etc. Muitas vezes tendo que pedir "por favor" o que é seu de direito como cidadão. Pedem e conseguem as migalhas ...
Em política, não existe espaço vazio. O Estado se omite deixando as comunidades entregues à própria sorte. Surgem então as lideranças da bocas-de-fumo, que movimentam vários milhões de cruzados e praticam junto às comunidades uma política "assistencialista" e promovem, à base de homens armados, a segurança de seus habitantes. E são por eles respeitados como os "de frente". E o povo sabe que, sem eles, é o caos: são os roubos, as brigas, os estupros, a insegurança generalizada. Apesar do trabalho de alguns bons policiais, é impossível deter essa onda de marginalidade enquanto não se prenderem os grandes fornecedores da droga. Quando se fala em cocaína se fala em grande capital, em fronteiras, em aviões, em laboratórios etc... Não se pode crer que traficantes de favela (cuja média de vida é de 23 anos - se sobrevivem é porque estão presos; muitas vezes nascidos e criados na própria comunidade; que não podem nem botar o pé no asfalto) ganhem grana
suficiente para investir nesse fabuloso negócio.
Enquanto os grandes não caírem, os peixes pequenos não podem servir para que algumas instituições "mostrem serviço" a essa sociedade cada vez mais horrorizada com a violência crescente.
A Avenida Brasil é um passeio no caos, "a descida aos infernos" - tudo pode acontecer num piscar de olhos. De repente.
A estatística de mortes por acidentes automobilísticos é incrivelmente maior do que a das mortes que acontecem por assaltos, troca de tiros, overdose, etc.
A Avenida Brasil é praticamente a única via de acesso à Cidade do Rio de Janeiro. Por lá, passa de tudo e, principalmente, a riqueza. E essa é, ao meu ver, a grande metáfora do Pais.
A riqueza que passa e, em consequência, é o alto preço de sua população. A partir de um enfoque jornalístico, o documentário registra o cotidiano da mais importante via de acesso da Cidade.
A Avenida Brasil é o palco de muitas histórias, de muitos personagens anônimos. como os cientistas do Instituto Oswaldo Cruz, o peregrino que sobe de joelhos as escadarias da Igreja da Penha, os pesquisadores da Universidade do Fundão, os trabalhadores nas fábricas. Cenário real onde as ações transcorrem paralelas e, ao mesmo tempo, sincrônicas, na Avenida Brasil tudo acontece. Acidentes de tráfego, assaltos a banco, engarrafamentos ou um animado jogo de futebol de domingo num terreno baldio. (Octávio Bezerra)

Fonte: Revista Cinemin (n 50, Janeiro de 1989, Ed. Ebal)

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