sábado, 12 de fevereiro de 2011

As coisas que ainda não aprendi - Alessandro Brito

Tudo ao meu redor me leva a uma reflexão, seja ela complexa ou banal. Mas existem fatores que realmente chamam a minha atenção, que me fazem perceber como sou insignificante  e como é pouco meu conhecimento perante tudo que me envolve. Me sinto seduzido por alguns temas em especial, e são neles que me entrego e tento ser o mais intenso e reflexivo possível.

Um deles sem dúvida é "O ser humano". Se pedissem para eu definir essa espécie quase em extinção, não exitaria em dizer: " O ser humano é  arrogante e asqueroso". Damos respotas para perguntas das quais não temos a menor competência. A morte talvez seja uma das questões que mais assolam as pessoas, falamos do "depois de morrer" com toda propriedade, como se fizessemos idéia do que se passam dessa ilusão, não podemos criar um verme, mas criamos deuses as dúzias.
Admiramos e respeitamos os de posição social e intelecto elevado; líderes; heróis; membros da familia, do nosso cotidiano;...pois digo sem medo de errar, somos todos asquerosos, dos peões da construção civíl aos diplomatas do itamaraty;  dos cirurgiões aos engraxates, dos empacotadores ao juízes, dos padres aos operários, dos mecânicos aos pastores; dos fiéis aos ateus; dos belos aos feios, salvo as crianças (mas crianças mesmo), temos os pensamentos sórdidos. Não fazemos tudo o que pensamos por puro pudor. Mas todos pensamos coisas que não temos coragem de dizer nem a nós mesmos. Talvez por isso Nelson Rodrigues dizia que "O pudor é a mais afrodisíaca das virtudes".

 Somos deficientes quando se trata de amar nosso próximo.Certa vez estava em uma esquina no centro da cidade conversando com um amigo, fase difícil, aliás a pior que já passei, quando passou um menino de rua, o dinheiro que eu tinha era R$ 4,00 para jantar e seguir firme mais uma noite morando na casa de amigos (foi nessa fase que morei em 10 casas no período de 1 ano e 2 meses)  chamei o garoto que já havia atravessado:
-Ei moleque, colá aqui!
Ele olhou desconfiado mas voltou. Dei a ele R$ 2.00 e disse pra que ele comprasse algo pra comer. Meu amigo sabendo da minha situação ficou com os olhos marejados e disse:
-Nossa cara, que bonito o que acabou de fazer, você é realmente um cara bom!
Entendi a comoção dele, mas não pude deixar de dizer:
- Cara, eu sou um nojento!
O coitado ficou sem entender nada, então continuei:
Isso eu fiz pra me sentir uma pouco melhor e aliviar o peso de ser conivente com nesse mundo de falsidade e mentiras, o que fiz agora não foi por ele, mas por mim, acabo de me vender a idéia de que ajudei meu próximo, mas sei que não é verdade. ("Vender idéias para os outros é ruim, mas vender idéia para si é nocivo" Alessandro Brito)
Ele me olhou com espanto e eu continuei: - Bom eu seria se tivesse dado minha blusa de frio que custa R$ 300,00, engraçado que ela eu não quis dar né?! O silêncio se fez presente naquela esquina que já começava a ficar gelada.

 Ver as pessoas sofrendo, todos os dias por todos os lugares que passo é como fazer uma quimioterapia, cada dia me sinto mais fraco com esse coquetel composto a base de realidade tarja preta, mas ainda  sim saiu de casa achando que hoje irei melhorar.

Somo minha vivência, meu baixíssimo nível intelectual,  minhas filosofias e não consgio chegar a uma outra questão que não seja: O que aprendi até hoje?

 "A lição sabemos de cor. Só nos resta aprender".  Fernando Brant


2 comentários:

  1. Já choramos muito
    Muitos se perderam no caminho
    Mesmo assim não custa inventar
    Uma nova canção
    Que venha trazer...
    Sol de primavera
    Abre as janelas do meu peito
    A lição sabemos de cor
    Só nos resta aprender

    Aprender...

    ResponderExcluir
  2. "A lição sabemos de cor. Só nos resta aprender". Fernando Brant??? Não é "Sol de primavera" do Beto Guedes (fodástico rs)???

    ResponderExcluir

Marcadores