quinta-feira, 4 de março de 2010

A triste partida - Alessandro Brito

Morei 8 meses na paraíba, 8 meses impagáveis. Lá onde consegui alinhar meus pensamentos, dei vida a minhas ideias, lá onde aprendi a questionar. Questionar tudo, as santidades; o certo o errado; pobreza e riqueza... Foi lá onde encarei  pela primeira vez em 23 anos a "realidade", nua e crua. Não fui de encontro a ela, por mim nunca teria ido, mas ela se fez florescer, no sertão do Cariri, no Cerrado. Mendigos do centro de São Paulo dormindo nas marquises e nas praças é natural em nossa geografia, nos adaptamos com esse cenário, afinal apesar de serem muitos ainda sim são minoria. No sertão não! Lá os descamisados são maioria, o analfabetos são maioria, as crianças mendigam nas estradas, descalças calor insuportável na sombra, as barriguinhas enormes cheias de vermes por andarem sempre de pés descalços em meio aos coliforme fecais, verme aquele que o menino criado em apartamento pela vó só vai ver na 6ª série no livro de ciências. As casas ainda são de barro, as pessoas dormem as 6 da tarde porque não tem luz. Crianças não brincam, trabalham, não sonham, crescem! Adultos não dão carinho, castigam... E ninguém soube retratar o nordeste como Luiz Gonzaga, por anos descriminado por nós sulistas.
Obrigado mestre Lua por não ter se calado! Obrigado por cantar a realidade do meu povo nordestino, afinal sou filho de paraíba com paraíba. Obrigado Luiz por trazer alegria ao povo que é explorado e descriminado nas outras regiões do país.
Obrigado por fazer canções tão lindas que embalam meus dias e me renova a esperança e desejo de um dia fazer algo valioso por todo esse povo que tanto sofre, assim como você fez.
Você é mais que rei do Baião, você é avô que me conta histórias quando ouço um LP do Mestre Lua. Quisera eu ter tido o prazer de dar-te um abraço e um beijo!

Um comentário:

  1. é tudo isso e mais um pouco, moro no nordeste brasileiro e sei um pouco de como tudo isso funciona e que embora tenha tantos descasos e preconceitos, há tambem muita verdade e alegria, adoro fazer parte do nordeste, adoro ser brasileira.

    Liara Paiva.

    ResponderExcluir

Marcadores